O Pensador

O Pensador

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A chave para o bom relacionamento está em como um dos parceiros se recupera dos conflitos

Uma nova pesquisa sugere que um indicador-chave para um relacionamento romântico completo e estável é um(a) parceiro(a) que se recupera bem dos conflitos.
Os cientistas da Universidade de Minnesota descobriram que se seu par romântico se recupera bem depois de vocês dois terem se desentendido, você pode se beneficiar também deste comportamento.

A pesquisa analisou a forma como as pessoas se recuperam ou se deixam abater após um conflito com seu par romântico, afirmou Jessica Salvatore, doutoranda e pesquisadora-chefe do estudo, que está programado para sair na revista Psychological Science e foi lançada on-line.
Salvatore e seus colegas pesquisadores exploraram uma área nova. No passado, as pesquisas sobre casamentos haviam se focado em como as pessoas resolviam os conflitos, mas eles nunca haviam prestado atenção ao que acontece após o conflito terminar e como as pessoas se recuperam deles, afirmou ela.
"O que nós mostramos é que a boa recuperação de um conflito prediz uma maior satisfação e uma percepção mais favorável da relação. Você percebe o relacionamento mais positivamente." disse Salvatore.
O mais interessante neste achado é que você não precisa ser aquele que se recupera bem para ser beneficiado.
"Se eu sou boa em me recuperar de um conflito, então meu marido irá se beneficiar e estar mais satisfeito com nosso relacionamento, " afirmou Salvatore.
O estudo foi composto de 73 jovens adultos que têm sido estudados desde o nascimento, e seus pares românticos.
"Várias décadas de pesquisas sobre casamentos mostram que o que acontece durante um conflito é importante. O que nós mostramos é que o que acontece no período que sucede o conflito também importa," complementou ela.
Um(a) parceiro(a) que se recupera bem não deixa que vestígios do conflito vazem ou derramem em outras partes do relacionamento, disse Salvatore. Ele ou ela é capaz de separar o conflito de outros tipos de interação, como decidir sobre suas atitudes de pai/mãe ou de dar apoio um ao outro.
Os achados do estudo são relevantes para todos em um relacionamento, afirmou Salvatore.
"Eu penso que isto vai ser especialmente importante para terapeutas de casais e outras pessoas que estão trabalhando com casais que estão experienciando algumas dificuldades no relacionamento", disse Salvatore
Os resultados do estudo mostram, ainda, que a segurança passada na convivência infantil também desempenha seu papel na forma como alguém se recupera de um conflito.
Segundo Salvatore, "ter um cuidador que está mais em sintonia e é mais sensível às suas necessidades emocionais enquanto infante prediz uma melhor recuperação de conflitos 20 anos mais tarde."
Isto significa que, se seu cuidador for melhor ao regular as suas emoções negativas enquanto bebê, você tende a fazer um trabalho melhor em regular suas própria emoções negativas nos momentos seguintes aos conflitos enquanto adulto.
Mas nem tudo está perdido se você tiver desenvolvido pouca segurança durante a infância.
"Nós também mostramos que mesmo pessoas que não desenvolveram segurança suficiente durante a infância, mas cujo par romântico adulto se recupera bem dos conflitos, estão propensos a permanecerem juntos. O que isto mostra é que bons parceiros na fase adulta podem ajudar a compensar as dificuldades vividas no início da vida ", concluiu Salvatore.

[Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário